As alterações climáticas demonstraram em Portugal as suas consequências e um início de uma nova Era e o maior desafio que a humanidade vai enfrentar. Diversos estudos sugerem “caminhos” para reverter ou estagnar este problema. Uma das principais mudanças é a substituir veículos/equipamentos de combustível fóssil por elétrico utilizando energia elétrica produzida através de recursos naturais (por exemplo eólica e solar) designada por energia limpa.
A JOSINA LDA empresa com 35 anos de história, com o principal objetivo de negócio na revenda de materiais de construção. Como atividade secundário explora o negócio de extracção/crivagem/embalagem de areia. Atualmente todo o sistema possui equipamentos de combustível fóssil (Gasóleo). A visão estratégica da empresa consiste em diminuir a dependência de energia importada (gasóleo ou gasolina) e ter capacidade de produzir a energia para autoconsumo contribuindo para a descarbonização da indústria. No âmbito de apoio à Descarbonização da Indústria promovido pelo PRR, iniciamos a substituição de equipamentos com recurso a combustível fóssil por 100% elétrico. Nomeadamente uma pá-carregadora, um empilhador e um gerador a diesel (de elevada emissões de CO2) .Além da substituição de equipamento, foi instalado sistema de geração de energia elétrica (painéis solares) e respetivo armazenamento. Atualmente somos 60% autossuficiente na produção de energia elétrica.
#Construir o Futuro
JOSINA LDA
DESCRIÇÃO DO PROJETO
Descarbonização do sistema de crivagem/embalagem de areia
OBJECTIVOS
Substituição de duas máquinas com motor diesel num sistema de crivagem e embalagem de areia por máquinas eléctricas e respectivo sistema de geração, armazenamento e monitorização de energia elétrica.
INVESTIMENTO
197000€